Acordes na Concórdia
A partir de agosto teremos a extensão da Acordes Escola de Música em Ijuí. Com o Projeto Acordes na Concórdia.
Faça parte você também! Vagas limitadas!
Matrículas abertas na IELB Concórdia/Ijuí poderão ser efetuadas presencialmente (Período da tarde/com secretária Michele). Aulas para todas as idades a partir da alfabetização.
Matrículas abertas na IELB Concórdia/Ijuí poderão ser efetuadas presencialmente (Período da tarde/com secretária Michele). Aulas para todas as idades a partir da alfabetização.
Cursos oferecidos nos períodos da tarde e noite: Teclado e Teoria Musical, Violão, Canto e Técnica Vocal.
Teclado e Teoria Musical
Teclado
Teclado
Iniciação ao Teclado; Acordes e sua Simbologia; Intervalos; Partitura; Figuras de notas; Valores; Duração; Notas de meio Tempo; Ligadura; Ponto de Aumento e Diminuição; Compassos; Andamento Musical; Estudos das Escalas; Formação de Acordes no Teclado; Tocando com as Duas Mãos; Acordes Maiores e Menores; Funções do Teclado; Dicas Fundamentais para o seu Aprendizado; Tabelas dos Acordes mais Utilizados.
Teoria Musical
GENERALIDADES: Propriedades do som; Notas; Claves; DURAÇÃO: Ligadura – Ponto de Aumento – Duplo ponto de aumento – Fermata – Ponto de diminuição; Compassos simples e composto; Regras de grafia; Andamento; Marcação de compasso; Quiálteras; Contratempo – sincopa; Articulações; Sinais de repetição; INTENSIDADE: Sinais de dinâmica; ALTURA: Noções de intervalo – semitom e tom; Sinais de alteração; Notas enharmônicas – semitom cromático e diatônico; Escala – modo; Modo maior; Modo menor; Noção de melodia e harmonia; Tonalidade; Escala cromática – escalas enharmônicas – escalas homônimas; Intervalos; Intervalos naturais; Como qualificar os intervalos; Como formas os intervalos; Inversão dos intervalos; Intervalos consonantes e dissonantes; Modos; Escalas exóticas; Ornamentos; Transposição; TIMBRE: Classificação das vozes; Classificação dos instrumentos; Noções de acústica e; Sons harmônicos – numeração das oitavas.
GENERALIDADES: Propriedades do som; Notas; Claves; DURAÇÃO: Ligadura – Ponto de Aumento – Duplo ponto de aumento – Fermata – Ponto de diminuição; Compassos simples e composto; Regras de grafia; Andamento; Marcação de compasso; Quiálteras; Contratempo – sincopa; Articulações; Sinais de repetição; INTENSIDADE: Sinais de dinâmica; ALTURA: Noções de intervalo – semitom e tom; Sinais de alteração; Notas enharmônicas – semitom cromático e diatônico; Escala – modo; Modo maior; Modo menor; Noção de melodia e harmonia; Tonalidade; Escala cromática – escalas enharmônicas – escalas homônimas; Intervalos; Intervalos naturais; Como qualificar os intervalos; Como formas os intervalos; Inversão dos intervalos; Intervalos consonantes e dissonantes; Modos; Escalas exóticas; Ornamentos; Transposição; TIMBRE: Classificação das vozes; Classificação dos instrumentos; Noções de acústica e; Sons harmônicos – numeração das oitavas.
Objetivos:
- Complementar o aprendizado musical do aluno em seu instrumento;
- Compreender a teoria musical.
- Fornecer ao aluno ferramentas e conteúdos práticos e teóricos para executar e interpretar um repertório;
- Complementar o aprendizado musical do aluno em seu instrumento;
- Compreender a teoria musical.
- Fornecer ao aluno ferramentas e conteúdos práticos e teóricos para executar e interpretar um repertório;
Violão
Partes do violão; Posição para tocar; Nomenclatura de dedos, Cordas, Casas; Escalas; Ritmos, Acordes, etc.
Partes do violão; Posição para tocar; Nomenclatura de dedos, Cordas, Casas; Escalas; Ritmos, Acordes, etc.
Objetivos:
- Desenvolver níveis básicos, médios e adiantados;
- Realizar leitura de cifras e escalas;
- Desenvolver os tempos, dedilhados, ritmos, solos, tablaturas, exercícios de dinâmica, andamento e articulação.
- Desenvolver níveis básicos, médios e adiantados;
- Realizar leitura de cifras e escalas;
- Desenvolver os tempos, dedilhados, ritmos, solos, tablaturas, exercícios de dinâmica, andamento e articulação.
Canto e Técnica Vocal
Nesta atividade pretendemos levar aos alunos e seus familiares, a amigos, e a todos que de alguma forma estarão sabendo, acompanhando e apreciando a arte produzida no projeto, uma forma de colocar a música num contexto diário a todas estas pessoas que de uma forma ou outra estarão envolvidas, divulgando nosso trabalho musical e técnico, assim como a importância que tem e que pode estabelecer na vida de qualquer indivíduo.
Este projeto aborda a temática da importância da música e da técnica vocal no desenvolvimento cognitivo do aluno, e através deste viés, demonstrando resultados na socialização, obra missionária, interação, comunicação, psicomotricidade, etc. Deste modo o projeto incide em resultados que possibilitem uma integração melhor.
Um conhecimento que ultrapasse técnicas de entoação de notas musicais ou ritmos, algo contextual que pudesse ir ao encontro do aluno e fazer parte na vida deste. Em diversos estilos musicais.
Fortalecer a cultura musical tem aqui o significado de resgate cultural e valorização da música, também aplicada ao louvor nas igrejas. Consideramos que é possível ensinar cultura a partir da música, assim como é possível ensinar música a partir da cultura.
Nesta atividade pretendemos levar aos alunos e seus familiares, a amigos, e a todos que de alguma forma estarão sabendo, acompanhando e apreciando a arte produzida no projeto, uma forma de colocar a música num contexto diário a todas estas pessoas que de uma forma ou outra estarão envolvidas, divulgando nosso trabalho musical e técnico, assim como a importância que tem e que pode estabelecer na vida de qualquer indivíduo.
Este projeto aborda a temática da importância da música e da técnica vocal no desenvolvimento cognitivo do aluno, e através deste viés, demonstrando resultados na socialização, obra missionária, interação, comunicação, psicomotricidade, etc. Deste modo o projeto incide em resultados que possibilitem uma integração melhor.
Um conhecimento que ultrapasse técnicas de entoação de notas musicais ou ritmos, algo contextual que pudesse ir ao encontro do aluno e fazer parte na vida deste. Em diversos estilos musicais.
Fortalecer a cultura musical tem aqui o significado de resgate cultural e valorização da música, também aplicada ao louvor nas igrejas. Consideramos que é possível ensinar cultura a partir da música, assim como é possível ensinar música a partir da cultura.
Objetivos:
• Reconhecer o funcionamento do aparelho respiratório e fonador;
• Identificar as características e classificação da voz;
• Respiração diafragmática
• Relaxamento corporal e facial
• Higiene vocal e cuidados com a voz
• Dicção e articulação
• Prática das técnicas de respiração e vocalizes;
• Identificação de sons e a reprodução dos mesmos;
• Extensão vocal;
• Afinação, ressonância e impostação;
• Postura, expressão corporal e apresentação
• Repertório
• Reconhecer o funcionamento do aparelho respiratório e fonador;
• Identificar as características e classificação da voz;
• Respiração diafragmática
• Relaxamento corporal e facial
• Higiene vocal e cuidados com a voz
• Dicção e articulação
• Prática das técnicas de respiração e vocalizes;
• Identificação de sons e a reprodução dos mesmos;
• Extensão vocal;
• Afinação, ressonância e impostação;
• Postura, expressão corporal e apresentação
• Repertório
A escola de música Acordes conta com a Professora Marcilane Genz, que já atua no ramo há 26 anos, formada em Diaconia em Música(IELB) e registrada na Ordem dos Músicos do Brasil, na categoria QD (Professores) e atualmente graduanda em Psicologia. Com a certeza da qualidade através de sua experiência profissional aliada com métodos sempre atualizados na forma de ensinar música, o aluno se envolve com a arte através de fundamentos e conceitos básicos do curso escolhido, além, através da análise de vários processos, que o mesmo passa a compreender de uma forma mais abrangente seus vários elementos, bem como o papel de seu instrumento dentro do contexto musical.
Deus seja louvado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário