1 Coríntios 15
JESUS MORREU PELOS NOSSOS PECADOS, COMO ESTÁ ESCRITO NAS ESCRITURAS SAGRADAS.
JESUS RESSUSCITOU PARA CERTEZA DA NOSSA RESSURREIÇÃO, COMO ESTÁ ESCRITO NAS SAGRADAS ESCRITURAS.
15.1 Agora, irmãos, quero que lembrem do evangelho que eu anunciei a vocês, o qual vocês aceitaram e no qual continuam firmes.
15.2 A mensagem que anunciei a vocês é o evangelho, por meio do qual vocês são salvos, se continuarem firmes nele. A não ser que não tenha adiantado nada vocês crerem nele.
15.3 Eu passei para vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas;
15.4 ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado, como está escrito nas Escrituras;
15.5 e apareceu a Pedro e depois aos doze apóstolos.
15.6 Depois apareceu, de uma só vez, a mais de quinhentos seguidores, dos quais a maior parte ainda vive, mas alguns já morreram.
15.7 Em seguida apareceu a Tiago e, mais tarde, a todos os apóstolos.
15.8 Por último, depois de todos, ele apareceu também a mim, como para alguém nascido fora de tempo.
15.9 De fato, eu sou o menos importante dos apóstolos e até nem mereço ser chamado de apóstolo, pois persegui a Igreja de Deus.
15.10 Mas pela graça de Deus sou o que sou, e a graça que ele me deu não ficou sem resultados. Pelo contrário, eu tenho trabalhado muito mais do que todos os outros apóstolos. No entanto não sou eu quem tem feito isso, e sim a graça de Deus que está comigo.
15.11 Assim, não importa se a mensagem foi entregue por mim ou se foi entregue por eles; o importante é que foi isso que todos nós anunciamos, e foi nisso que vocês creram.
15.12 Se a nossa mensagem é que Cristo foi ressuscitado, como é que alguns de vocês dizem que os mortos não vão ressuscitar?
15.13 Se não existe a ressurreição de mortos, então quer dizer que Cristo não foi ressuscitado.
15.14 E, se Cristo não foi ressuscitado, nós não temos nada para anunciar, e vocês não têm nada para crer.
15.15 E mais ainda: nesse caso estaríamos mentindo contra Deus, porque afirmamos que ele ressuscitou Cristo. Mas, se é verdade que os mortos não são ressuscitados, então Deus não ressuscitou Cristo.
15.16 Porque, se os mortos não são ressuscitados, Cristo também não foi ressuscitado.
15.17 E, se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados.
15.18 Se Cristo não ressuscitou, os que morreram crendo nele estão perdidos.
15.19 Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo.
15.20 Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados. {...}
15.51 Escutem bem este segredo: nem todos vamos morrer, mas todos nós vamos ser transformados, num instante,
15.52 num abrir e fechar de olhos, quando tocar a última trombeta. Ela tocará, os mortos serão ressuscitados como seres imortais, e todos nós seremos transformados.
15.53 Pois este corpo mortal precisa se vestir com o que é imortal; este corpo que vai morrer precisa se vestir com o que não pode morrer.
15.54 Assim, quando este corpo mortal se vestir com o que é imortal, quando este corpo que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem: “A morte está destruída! A vitória é completa!”
15.55 “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir?”
15.56 O que dá à morte o poder de ferir é o pecado, e o que dá ao pecado o poder de ferir é a lei.
15.57 Mas agradeçamos a Deus, que nos dá a vitória por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!
15.58 Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário