Nossa História uma trajetória de 50 anos de Bênçãos - DEPTO SERVAS CONCÓRDIA



“O reino de Deus é semelhante a um grão de mostarda”. Na parábola, Jesus se refere à proporção aparentemente minúscula do reino de Deus no seu início, mas o crescimento é grandioso. Assim o Departamento feminino com suas servas pioneiras plantou o seu grão de mostarda e continuaram por longos anos a regá-lo e cultivá-lo com carinho e dedicação. Depois vieram tantas outras que compreenderam a importância deste trabalho e seguem zelando pela “plantinha”. Vamos conhecer um pouco desta história:
Tudo começou na tarde do dia 23 de junho de 1965, com a presença do Pastor Erno Welzel {Pastor na CEL Emanuel que fazia o atendimento na Linha Três, Distrito Industrial} reuniram-se na residência do Sr. Augusto Wottrich as senhoras: Elvira e Hertha Wottrich, Hulda Arnold, Luiza Corneau, Olga e Irena Cichorski, Erna Weich, Martha Andrade, Lídia Göebel, Hilda Deutschmann, Elzira Tomm e a esposa do pastor Sra. Wilma G. Welzel. Neste encontro o pastor explicou o que era um departamento de servas e como acontecia o trabalho dentro da igreja e que uma vez formado o departamento sendo ele uma organização da igreja, devia se manter intimamente relacionada com ela e que os futuros projetos dependiam de apoio e aprovação da mesma desta forma as servas encaminharam um pedido requerendo autorização para o funcionamento do mesmo. No dia 10 de julho, a congregação apreciou o pedido e concedeu autorização para o funcionamento das atividades das servas como departamento. Em 25 de agosto ocorreu a segunda reunião, na qual deveria ser eleita a primeira diretoria. Devido à instabilidade climática e o comparecimento de somente seis senhoras a eleição foi transferida para o dia 22 de setembro. E, finalmente no dia 22 de setembro de 1965 o Departamento de Servas teve a sua primeira reunião oficial e regular com o cantar do hino nº 228 – “Não descanse nunca, ó crente, do antigo, mas sempre novo hinário luterano em português”.
O Pastor Erno Welzel, leu a seguinte passagem bíblica na primeira carta aos Coríntios no capítulo 12 os versículos 1 a 11 onde fala “acerca dos dons espirituais” ficando de forma bem clara as servas presentes que existem tipos diferentes de dons espirituais, mas é um só e o mesmo Espírito quem dá esses dons, que existem maneiras diferentes de servir, mas o Senhor que servimos é o mesmo, que há diferentes habilidades para realizar o trabalho, mas é o mesmo Deus quem dá a cada um habilidades para fazê-lo. Encerrado o estudo bíblico foi realizada a eleição da primeira diretoria das servas que ficou assim constituída:
Presidente: Sra. Lídia Göebel, Vice-Presidente: Sra. Elvira Wottrich, Secretária: Sra. Hertha Wottrich, Vice-Secretária: Sra. Hilda Deustschmann, Tesoureira: Sra. Elzira Tomm, Vice-Tesoureira: Sra. Elfrida Krauze, Conselheiras: Sras. Olga Cichorski, Erna Weich e (vó) Hilda Deustschmann.

Nesta reunião estiveram presentes além da diretoria acima mencionada as senhoras: Waldtraut Geiger, Maria Reiss, Elvira Writzl, Luiza Corneau, Marlene Corneau, Irena Cichorski, Martha Andrade. Totalizando 16 servas presentes.



Objetivo deste trabalho      

Há 50 anos que o departamento de servas é um grupo de mulheres cristãs que unem forças e dedicam seus dons, tempo e talentos para o serviço e crescimento do Reino de Deus. Seu objetivo maior é de levar “Cristo para Todos”. O lema que rege seus corações é: “Servi ao Senhor com Alegria” Sl 100.2, através do estudo da Palavra, do louvor ao bondoso Deus pelas maravilhosas bênçãos derramadas, fortalecer os laços de comunhão e fé como filhos e filhas de Deus. E ao agradecer a Deus pelo privilégio de ser um braço desta congregação jamais quer esquecer que tudo o que foi feito ontem, o que é realizado hoje, e os objetivos e metas do amanhã, foram, são e serão tão somente possíveis porque “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” Hb - 13.8.

A “Palavra de Deus escolhida para reger o Departamento e que está no Estandarte é:  ” Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo”. Apocalipse 3:20

Forma de trabalho no departamento

Colaboração
O Departamento de Servas trabalha para auxiliar a igreja na prática da missão, o mesmo contribui regularmente, com ofertas livres, recolhimento das “sacolinhas” para ajudar na formação de novos pastores, na construção e manutenção do local de cultos, assumindo os mais variados projetos também na área da missão e ação social junto ao Centro de Acolhimento Martinho Lutero em Esquina Gaúcha - RS.

Comissão de visitas
O Departamento possui um grupo de visitas este grupo trabalha desde 06 de setembro de 2007, fazendo em média duas visitas por semana, sempre na parte da tarde, visitam pessoas idosas, doentes, bebês que nasceram, ou até em outros momentos quando são requisitadas, levando uma mensagem cristã com devoção, oração e louvores a Deus. Sempre orientadas e acompanhadas pelo Pastor. O objetivo deste trabalho é mostrar a estas pessoas e membros que são amadas por Deus e pela congregação. Á comissão é formada pelas seguintes servas: Oldina Capitâneo; Elenor Kelm; Amélia Zwick; Líria Michael e Noeci Figur.

Compromisso do departamento
Orar diariamente pelo trabalho da nossa igreja e os demais departamentos.
Orar pelo trabalho e atividades de nossas servas para o crescimento do Reino de Deus.
Orar pela proclamação do evangelho em nosso país e no mundo.
Orar pedindo sabedoria para administrar os bens que recebemos.
Orar pelo privilégio de sermos cristãs e ofertar pela causa do Senhor.
Desejando sempre que possamos proclamar bem alto, “Cristo vive, vós também vivereis” e desta maneira levar o verdadeiro consolo aos que dele precisam.

Nossa tarefa
Vocês tiveram a oportunidade de conhecer como nasceu o nosso Departamento de Servas e de como ele é importante também no crescimento desta Congregação. Assim desejamos continuar crescendo dentro e fora do Departamento, no trabalho, com os demais irmãos e irmãs. Por isso é necessário que mais servas como Você e Eu nos coloquemos a disposição e ao serviço, sabendo que sempre seremos bem vindas e que é um prazer ter todas conosco! Venham trabalhar e participar sob a liderança do Espírito Santo. Este é o nosso trabalho é a nossa missão, a nossa tarefa mais importante.

 A nossa parte
O nosso departamento também faz parte da história da IELB e hoje estamos voltados para o futuro desse departamento daqui em diante. Estamos preocupadas em levar Cristo para todos! Desejamos semear a palavra cada vez mais. O mundo muda, as pessoas mudam, as tendências da época em que vivemos são outras, mas Deus é o mesmo, e seus propósitos também. Queremos como departamento fazer algo pelo futuro do reino de Deus, a nossa igreja. É preciso entregar nossa vida e o nosso trabalho nas mãos do Senhor, servindo sempre com “zelo e fervor”. Sabemos que Ele espera cada vez mais de nós e do nosso trabalho.
Dados importantes
O Departamento no decorrer destes 50 anos foi atendido pelos seguintes pastores: Erno Welzel, Nestor Beck, Marcos Weçolovis, Herman João Froeder Neto, Paulo Lesniac, Donaldo Sonntag, Milton Lehmann, Jairo Claro Lange e atualmente pelo Pastor Jonas Naor Glienke.
Pastores Estagiários: Oscar Lehenbauer e Edemar Mauer.
Professor: Renato Feldmann

A diretoria atual é composta pelas seguintes servas

Presidente: Ingrid Staats
Vice-Presidente: Diane Edite Nerling
Secretária: Hilda Monteiro
Vice-Secretária: Elaine Reimann
Tesoureira: Tania W. Rein
Vice-Tesoureira: Ilse Arnold

O departamento tem uma participação média de 20 servas.  Os encontros acontecem duas vezes no mês. Tendo em média 18 encontros por ano.

 Para finalizar, ao comemoramos 50 anos de existência do Departamento de Servas Luteranas da Congregação Concórdia do Bairro Morada do Sol queremos deixar os nossos sinceros agradecimentos a todas as irmãs que serviram como diretoria e em diversos seguimentos no trabalho desde 1965 até 2015 dentro deste departamento. Todas foram chamadas ao serviço e assim o fizeram com zelo e dedicação ao Senhor. Desta forma podemos afirmar que foram 50 anos de serviços alegres ao Senhor compreendendo que nem sempre estas servas conseguiram fazer tudo o que desejavam, mas tudo quanto fizeram foi realizado com alegria. (...). Este departamento está diante ainda de muitos desafios, mas aprendeu a caminhar por 50 anos sob as misericórdias e bênçãos de Deus. Assim como cuidam do lar e da família, as servas que fazem parte deste departamento trabalham muito pela sua congregação e desempenham papéis importantes no crescimento desta igreja. Assim, estas servas luteranas também se dispõem ao serviço do Senhor e, quando convocadas, respondem: “Aqui está a tua serva Senhor. Eu quero te servir com tudo que sou e tenho.” E confiantes, pedem a bênção do Senhor à sua Igreja e ao seu departamento pelos anos que ainda virão, cantando o hino das servas:

Com tudo que somos e temos.




Texto: Serva Elenice C. Berno

Nenhum comentário:

Postar um comentário